Pesquisa:
 

Sexta-feira, 10 Setembro 2010 08:59

EUA
Juíz Federal considera que proibição de gays e lésbicas serem militares é inconstitucional



Um juiz federal da Califórnia declarou que a proibição de gays e lésbicas servirem abertamente nas forças armadas é inconstitucional.


Na sua declaração a juíza Virginia Phillips indicou que a famosa lei "Don't ask, don't tell" que proíbe gays e lésbicas que sejam militares de divulgarem a sua orientação sexual, mesmo que fora do ambiente militar, é contra a primeira e quinta emenda constitucional dos Estados Unidos da América.

Segundo a juíza a medida além de não ajuda na capacidade de resposta das forças e que tem um "efeito directo e prejudicial" nas mesmas.

A decisão foi o resultado de uma acção inciada pelo Log Cabin Republicans, um grupo de quase 20'000 republicanos que defendem os direitos de gays e lésbicas, em 2004. No caso foram apresentados testemunhos quer de militares quer de especialistas sobre a realidade de outros exércitos no mundo em que gays e lésbicas podem servir abertamente.

O Presidente Obama iniciou negociações com os militares para acabar com a lei, e diversas declarações suas sobre o assunto também foram apresentadas no tribunal. Entretanto a câmara baixa dos EUA votou em Maio favoravelmente as intenções de Obama, e o Senado deverá analisar a situação ainda este ano. Estas iniciativas legislativas estão dependentes de um estudo que está a ser realizado pelo Pentágono que será divulgado em Dezembro deste ano com conclusões dos militares sobre os efeitos que esta proibição tem nas estruturas militares.

Na declaração da juíza não houve nenhuma indicação sobre os efeitos práticos da sua decisão. É possível que nos próximos dias seja emitida uma decisão que anule a lei a nível nacional.

EUA: Juíz Federal considera que proibição de gays e lésbicas serem militares é inconstitucional

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal