Pesquisa:

TSF (Portugal) - 21-07-2000

Gays protestam contra incumprimento de propostas

URL: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=851753

A Opus Gay e os sites PortugalGay, GLSMix, e Gaymotard protestam contra a falta de cumprimento das propostas sobre uniões de facto e economia comum nesta sessão legislativa, informam em comunicado.

«A Opus Gay Associação e os sites PortugalGay, GLSMix e Gaymotard acham que é chegado o momento de, em nome da comunidade homossexual, lésbica, bissexual e transsexual, protestarem veemente contra a falta de cumprimento, pela parte dos partidos políticos com assento parlamentar, das propostas que fizeram de levar a cabo nesta sessão legislativa a discussão sobre as uniões de facto e economia comum» informam em comunicado.

Desacreditação do regime parlamentar e dos políticos, principalmente quanto à protecção das minorias na sociedade portuguesa, são efeitos previsíveis apontados no documento, no qual também é salientado que «os projectos-de-lei sobre uniões de facto e economia comum, embora cobrindo realidades diferentes que interessam acautelar, não podem de novo ver a sua discussão protelada na nova sessão legislativa, sob pena de descrédito total de todos os envolvidos neste processo legislativo perante a nossa comunidade em particular e a sociedade em geral».

Os projectos sobre uniões de facto, «ainda que com bastantes deficiências», são os que merecem maior atenção por parte dos subscritores do comunicado, «por reconhecerem explicitamente os elos afectivos entre as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, sem que isto signifique indiferença perante as outras realidades que a economia em comum pretende legislar».